Blog de perguntas e respostas. Use nossa comunidade no Orkut ou nossa lista!

9/29/2004

Fetichismo e reificação na Escola de Frankfurt

Pergunta de Maurício Martinatti sales.borba@bol.com.br

O que é o fetichismo e reificação no livro Dialética do Iluminismo?

Resposta do Professsor Virtual
Maurício
Adorno e Horkheimer viam, como Marx, que o mundo moderno vivia sob o registro do fetichismo e da reificação. O fetichismo é o fenômeno pelo qual o que é morto aparece como o que é vivo, e a reificação é a sua contrapartida, onde o que é vivo se comporta como morto. Mas Marx via tais fenômenos como vigentes por causa do capitalismo e no capitalismo. Os dois frankfurtianos, de modo um pouco diferente, ampliaram a idéia; tais fenômenos dependeriam menos do capitalismo e mais do fato da "dialética da razão" ou "história da filosofia" ou "história da razão" ou "história do pensamento" caminharem no sentido de secundarizar as figuras da razão ligadas a Eros e Cronos, privilegiando Logos. O império da razão instrumental e, portanto, abstrata, é que faria com que tudo que é abstrato e, portanto, morto, viesse a contar como vivo, com o que é o que está vigente. O capitalismo seria apenas um capítulo de tal história.
Assim, uma calça, que é um objeto (morto) que é sempre possível de ser cortada para que sirva para nós (os vivos), fantasticamente cria vida e nos comanda, exigindo que cortemos o nosso corpo (por ginástica, dieta ou operação) para que nós possamos servir a ela. O morto comanda o vivo. Porque o morto, a calça, é o que é comum, genérico, abstrato - e tudo que é abstrato começa a mandar em tudo que é concreto em uma época em que o pensamento abstrato, próprio do Logos, se torna imperativo, se torna o pensamento par excellence.
Na modernidade ou no cume da "dialética do iluminismo" todos os objetos se portam como sujeitos, enquanto que todos os que eram os antigos sujeitos já estão objetivificados.
Paulo Ghiraldelli Jr



 
^

Powered by BloggerPROFESSOR VIRTUAL by UsuárioCompulsivo
original Washed Denim by Darren Delaye
Creative Commons License