Blog de perguntas e respostas. Use nossa comunidade no Orkut ou nossa lista!

9/29/2004

Filosofia no Ensino Médio


Pergunta de Ricardo Pianca ricardo_pianca@yahoo.com.br

Adoraria aprofundar um tema que para nós, filosofos, é primordial: a filosofia no II grau, uma disciplina ou uma atividade interdisciplinar ? Gostaria de sua opinião, já conversei com professores da USP e da UNICAMP que defendem que a filosofia e temas como ética, liberdade, devem servir de temas para disciplinas como quimica, física, biologia, matemática... e nunca ser uma disciplina efetiva. Gostaria de sua contribuição.

Resposta do Professor Virtual

Ricardo
Há no meio universitário várias opiniões sobre a filosofia no Ensino Médio (antigo Segundo Grau). Há os que acham que filosofia é algo tão divino e difícil, que não devia ser ensinada senão na faculdade. Eles estão errados. Matemática é algo que nasceu com a filosofia, não é fácil, e é ensinada desde a mais tenra idade para dar bons frutos. Há os que acham que filosofia deveria estar em todos os níveis do ensino. Estes, infelizmente, muitas vezes, são os que nunca ensinaram filosofia. São os que promovem congressos e mais congressos de filosofia para crianças mais para fazer currículo do que para realmente ajudar a prática docente. Uma boa parte do pessoal que escreve sobre "ensino de filosofia" nunca produziu um manual sequer de filosofia para jovens. Por fim, há os que acham que a filosofia é uma atividade prática, que deveria estar no interior das disciplinas, como "tema transversal". Esses estão mais errados ainda. Filosofia não é "tema transversal". Um professor pode ser ótimo e ter uma atitude geral, em sala de aula, cientificista, anti-filosófica. Nenhum país do mundo, por mais cuidado que tenha com seu ensino, está disposto a fazer o que Rorty acusou de ser uma "overdose" de filosofia.
O que tenho defendido, e que está escrito em outro lugar com os títulos de "Quem pode ser filósofos" e "O ensino de filosofia", é que possamos democratizar a filosofia, fazê-la, sim, adentrar os vários níveis do ensino como disciplina, e que ao mesmo tempo comecemos, nós os professores que não são simples funcionários públicos corrompidos em cátedras universitárias corporativistas, a criar bons manuais de filosofia. Para tal, temos de ver o que os estrangeiros estão fazendo. Veja o meu escrito em "filosofia para crianças", no Portal, e verá os autores que meu filho de 11 anos está lendo. Stephen Law tem feito um bom trabalho, e não é nada daquela coisa chata e pouco clara que está em "O mundo de Sofia".

Paulo Ghiraldelli Jr
http://www.ghiraldelli.pro.br/
Portal Brasileiro da Filosofia
http://www.filosofia.pro.br/
Centro de Estudos em Filosofia Americana
http://www.cefa.org.br/



 
^

Powered by BloggerPROFESSOR VIRTUAL by UsuárioCompulsivo
original Washed Denim by Darren Delaye
Creative Commons License